domingo, 14 de dezembro de 2008

Novo viaduto em Goiânia (T 63 x T 85)



Dia 12 de dezembro foi "inaugurado" um novo viaduto em Goiânia. A inauguração foi com toda pompa, com direito a show de Chitãozinho e Xororó, que encerrou as festividades.


Teve também vários artistas locais.


Está localizado no Setor Bueno, no cruzamento das ruas T 63 com a T 85.
O viaduto irá agilizar o tráfego no local, que é muito intenso.


Já tem até nome "João Alves de Queiroz". Perguntei a algumas pessoas o motivo da homenagem. A história de João Alves, já falecido, é de um grande batalhador, que travalhava com carroça no interior do Estado, com muito esforço conseguiu subir na vida, tendo sido um dos fundadores da Arisco, hoje já comprada por uma multinacional. Outro senhor, disse que leu em jornal que a empresa de João Alves doou terreno para a Prefeitura local e como retribuição foi dado a ele o nome do viaduto.


Homenagens à parte, no Brasil muitas vezes para homenagear uma pessoa se "deshomenageia" outra, como ocorreu em Brasília no atual Parque da Cidade, que já se chamou Parque Rogério Piton Farias, depois Parque Sarah Kubitschek.


A estrutura do munumento, segundo me disseram, pesa em torno de 60 toneladas e cada uma das tores é composta de 5 estágios, sendo que no último os dois se encontram. Me disseram que a obra ficou em R$ 22 milhões e só o "enfeite" custou R$ 2 milhões.


O até hilário é ter havido a inauguração com toda a pompa, tem até uma plaquinha na parte térrea da obra, porém não está liberado para o tráfego! Quer dizer, inaugura-se, mas não é inaugurado!


Veja na foto, feita dia 13/12; homens, máquinas, guindastes ainda trabalhando e ao fundo, em forma de arco o palco da inauguração sendo desmontado.


Na melhor das hipóteses a obras será entregue aos usuários dua 15/12. Mesmo assim, como pode ver no túnel, o acabamento em placas de alumínio não será feito. Esta parte será terminada em algum dia que terá que ser interditada novamente. E pelo que acompanhei, este trabalho é demorado, serão vários dias de interdição para concluir. Isto é na parte do túnel.


A propósito, veja na foto, o que fica por debaixo das placas de alumínio é uma espécie de "tábua" de concreto. Não sei porque colocaram sendo que depois iriam colocar as placas em alumínio. Perguntei a um engenheiro o porque das "tabuas" que me respondeu estar no contrato e teriam que colocar!


Outra coisa que depois de algum tempo terá que ser interditada é a parte do viaduto (parte de cima) para trocar a junta de dilatação. Foi feito, trocado e terá novamente que ser trocado. Está feito de maneira provisória, com junta de dilatação em isopor, e será trocado por juntas de dilatação de borracha.


A obra ai está. Bonita e prática. Mais uma obra de arte para Goiânia. Parabéns.


Nenhum comentário: